MAMOPLASTIA
Mamoplastia se refere aos procedimentos cirúrgicos realizados nas mamas. Podem ser para o aumento dos seios com a colocação de prótese de silicone; de suspensão, chamada de mastopexia; ou de redução, que consiste na diminuição do volume mamário.
Para quem deseja aumentar as mamas, existem diversas formas, tamanhos, texturas e densidade das próteses mamárias de silicone disponíveis no mercado. O corte pode ser feito no sulco inferior da mama, tendo 4 a 5 cm de extensão. Cortes na aréola e axila são pouco utilizados por envolverem maiores inconvenientes.
A mastopexia pode ser realizada com ou sem o uso de prótese. Como há retirada de pele e reposicionamento da aréola, as cicatrizes neste tipo de cirurgia são mais extensas, situando-se em torno da aréola, no sentido vertical do polo inferior da mama e no sulco da mama, formando um padrão de “T” invertido. Em algumas situações, em que a ressecção de pele é pequena, as cicatrizes podem ser menores.
A mamoplastia redutora retira o excesso de glândula e pele gerando o mesmo padrão de cicatrizes da Mastopexia. Quanto maior a mama, maior tende a ser a cicatriz no sulco mamário. Também pode ser realizada com a colocação de prótese para um colo mais marcado.