rinoplastia

Rinoplastia: o que é e como é feita

A rinoplastia está entre as cirurgias plásticas mais realizadas por brasileiros. E esta busca ocorre em todos os públicos, inclusive adolescentes e homens. A intervenção pode ser por motivos respiratórios e/ou estéticos. É muito comum que o indivíduo com desvio de septo, por exemplo, aproveite o procedimento de correção para melhorar o a aparência do nariz, em uma cirurgia conjunta envolvendo o otorrinolaringologista e o cirurgião plástico.

Tipos de rinoplastia

Existem dois métodos para se realizar essa operação: aberto e fechado. Ambos são realizados sob sedação intravenosa ou anestesia geral. 

1 – Aberto: é feito um corte na columela (“haste do nariz”) e a pele da ponta do nariz é levantada, permitindo visibilidade de toda esta área; 

2 – Fechado: os cortes são feitos somente no interior das narinas e permite acesso ao dorso e septo do nariz. 

No processo de remodelação da estrutura do nariz, podem-se reduzir ou aumentar as estruturas nasais com uso de cartilagem obtida do próprio nariz ou de outras áreas do corpo. Comumente, usam-se partes de cartilagem do septo (a partição no meio do nariz), da orelha e, às vezes, da costela para esse propósito. 

Se necessário, o médico realiza a correção de desvio do septo e a redução dos cornetos (saliências no interior do nariz) para melhora funcional. Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas.

Pós-operatório

Seguir os cuidados pós-operatórios é essencial para se chegar aos resultados projetados antes da operação. Nos primeiros dias, é comum o uso de uma espécie de gesso para sustentar a estrutura nasal. 

Quem se submete à cirurgia de rinoplastia precisa ter muita paciência, uma vez que as mudanças ocorrem de maneira gradual. O inchaço pode demorar a sumir completamente – de 6 meses a 1 ano. É comum haver dificuldade de respirar pelo nariz nos primeiros dias, o que melhora com hidratação nasal e com o tempo.

O médico orientará o indivíduo sobre cuidados com a ferida operatória, uso de medicamentos para reduzir as chances de infecção e possível dor, modo mais adequado de dormir e atividades que devem ser evitadas nas primeiras semanas de recuperação. 

Riscos

Tal como qualquer outra cirurgia, estética ou não, há riscos. Eles são mínimos, mas existem, e isso reforça a necessidade de escolher bem o profissional que realizará o procedimento e o hospital com estrutura adequada. O processo dura normalmente poucas horas e a alta hospitalar ocorre, geralmente, no mesmo dia ou no dia seguinte. Geralmente, em até 14 dias o indivíduo pode retornar ao trabalho e, em um mês, praticar exercícios físicos. 

Se o seu sonho é fazer rinoplastia, converse sobre suas necessidades com um especialista. Um dos aspectos mais interessantes dessa cirurgia é que suas cicatrizes são quase imperceptíveis, de modo que é possível obter um resultado natural e em harmonia com a face. E lembre-se: não existe nariz ideal, mas, sim, nariz adequado a cada tipo de rosto. 

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Patrocínio.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp