rinoplastia

Tudo o que você precisa saber sobre rinoplastia

Insatisfação com características do nariz é uma queixa comum no consultório do cirurgião plástico. Por estar bem no centro da face, pequenos detalhes nesta estrutura pode causar grande incômodo. Para tratar de forma efetiva e definitiva problemas estéticos e funcionais do nariz nossa aliada é a Rinoplastia!

Acompanhe este artigo para conhecer as principais informações sobre a rinoplastia, caso este seja um sonho que você deseja realizar.

Na consulta com o cirurgião plástico

Em primeiro lugar, antes mesmo de se chegar ao consultório do cirurgião plástico, é necessário pesquisar o registro do médico no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Pelo endereço, você consulta os médicos com título de especialista em cirurgia plástica. Não deixe de seguir esta etapa para garantir a segurança da sua cirurgia!

Na consulta com o profissional, você deverá indicar a necessidade do procedimento, que, às vezes, pode envolver a insatisfação com:

  • tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais;
  • largura do dorso nasal;
  • perfil do nariz;
  • formato da ponta do nariz, que pode ser grande, arredondada ou caída;
  • narinas grandes ou largas;
  • assimetria e desvio;
  • lesões traumáticas;
  • distúrbios nas vias aéreas nasais, como colapso da válvula interna ou desvio de septo.

Em segundo lugar, o cirurgião fará fotos do seu nariz para análise e estudará as estruturas internas, para se certificar que estejam normais. Além da análise física, em síntese, o profissional deve ponderar sobre questões psicológicas para determinar a verdadeira necessidade de uma intervenção cirúrgica e as expectativas do paciente.

Outro aspecto importante para que a cirurgia seja feita, é a idade do paciente. Para se eleger a uma rinoplastia, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) determina que o crescimento facial deve estar finalizado. Isso ocorre a partir dos 13 anos de idade ou mais. Além disso, é importante que o paciente seja saudável, tenha uma expectativa realista sobre o procedimento e não seja fumante.

Como é feita a rinoplastia?

A cirurgia de nariz pode ser realizada de forma aberta ou fechada. A opção aberta é escolhida quando é necessário realizar grandes alterações na anatomia, ou quando houve uma cirurgia prévia no local, que precisa ser reparada. Nesse caso, haverá uma cicatriz na região que divide as duas narinas (praticamente imperceptível).

Na opção fechada,o acesso é feito por dentro do nariz, não havendo cortes externos e nem cicatrizes. A escolha do método a ser utilizado cabe ao cirurgião plástico responsável.

Preparação

Antes da cirurgia, é imprescindível realizar todos os exames solicitados pelo médico. Outras ações preparatórias podem envolver:

  • tomar medicamentos ou ajustar seus remédios atuais;
  • parar de fumar;
  • evitar aspirina, antiinflamatórios e determinados medicamentos naturais;
  • realizar os exames indicados pelo médico.

Recuperação

O paciente sai da cirurgia com um tampão interno, curativo e um gesso, que irá ajudar a modelar e proteger o nariz operado. Após a alta médica, é necessário tomar a medicação indicada pelo médico, realizar os curativos da forma indicada e seguir as consultas de retorno, essenciais para a análise da recuperação cirúrgica.

O resultado final da rinoplastia pode levar até um ano para ser efetiva, já que o nariz pode ficar inchado durante muitos meses, mudando de forma e tamanho até o estado final.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Patrocínio.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp