Rinoplastia

Rinoplastia: como é a recuperação?



O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de cirurgias plásticas e a rinoplastia, segundo estudos recentes, é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no país. O número de procedimentos realizados tem crescido, inclusive, entre os homens.

A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada  para alterar o formato e melhorar a aparência do nariz, deixando-o com o visual mais harmonioso. Entretanto, a remodelação nem sempre tem a estética como principal objetivo. Em alguns casos, a rinoplastia tem o intuito de fazer reparos funcionais nessa região, melhorando assim a saúde e qualidade de vida.

Só para ter ideia, esse procedimento pode ser recomendado para tratar de sinusite crônica a narizes quebrados. Independentemente do objetivo, inevitavelmente a operação é invasiva e gera traumas locais, demandando, portanto, cuidados específicos durante o processo de recuperação.

Quer saber como é o pós-operatório da rinoplastia e quais cuidados tomar? Veja só!

Repouso

O nariz é uma pequena parte do corpo e, por isso, muitas pessoas pensam que a cirurgia é de pequeno porte e rápida recuperação. Não é bem assim. As técnicas cirúrgicas estão cada vez mais modernas e seguras, porém o pós-operatório da rinoplastia continua apresentando muitas particularidades. Essa área é muito delicada e demora mais tempo para cicatrizar e desinchar do que outros procedimentos.

A região é bastante vascularizada, além de ser próxima a áreas nobres. Para que a recuperação seja completa, é indispensável permanecer em repouso absoluto durante uma semana. Nada de praticar exercícios ou pegar peso. A cabeça deve estar sempre elevada em relação ao corpo, inclusive na hora de dormir.

Alimentação

Nos primeiros dias depois da cirurgia é preciso cuidar da alimentação, apostando em uma dieta leve e balanceada. Converse com o seu cirurgião sobre o assunto, mas, de modo geral, é recomendável optar por alimentos pastosos e frios para facilitar a mastigação, tornar o processo mais confortável e menos doloroso.

Inchaço

O inchaço interno e externo é bastante comum. Apesar de incômodo esteticamente, isso faz parte da recuperação natural. É necessário ter paciência, pois a reabsorção do edema nessa região é mais lenta mesmo. Algumas técnicas podem ajudar a acelerar a cicatrização local e amenização das manchas arroxeadas perto dos olhos. São elas: fisioterapia específica e uso de compressas geladas na área. Espera-se que em até quatro semanas o inchaço reduza significativamente.

Respiração

O inchaço interno  diminui o calibre das vias aéreas e compromete a passagem de ar, porém,  hoje em dia são usados splintes que possibilitam que o paciente respire normalmente pelo nariz pouco tempo depois da cirurgia.

Medicação

Como qualquer operação, pode haver dor e desconforto após o procedimento, no entanto, essas sensações são suportáveis e controláveis. O uso de anti-inflamatórios receitados pelo médico ajudam a enfrentar o período pós-cirúrgico de forma mais tranquila.

Resultados

Há quem saia da sala de cirurgia muito ansioso para comprovar as mudanças. Isso não é possível por causa do edema. Em um ou dois meses os resultados já serão bastante visíveis, mas o resultado definitivo da rinoplastia tende a aparecer de um a três anos depois do procedimento. A região leva esse tempo para cicatrizar completamente e reacomodar os tecidos.

Saiba mais em: http://drbrunobernardes.com.br/



Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp