próteses de silicone

Próteses de silicone: cuidados pré-operatórios

O uso médico do silicone iniciou-se em 1946, mas apenas em 1962 que os médicos Gerow e Cronin começaram a utilizar esse produto em próteses mamárias. Em 1992, a FDA aprovou o uso de próteses preenchidas por silicone médico, já em 2007, ela também permitiu o uso de próteses contendo o gel desse silicone nos Estados Unidos. Atualmente, o Brasil é reconhecido por ter excelentes cirurgiões plásticos que realizam brilhantes trabalhos na mamoplastiade aumento.

Quais são as indicações para colocação de prótese de silicone?

A principal indicação é a insatisfação com o volume pequeno e formato das mamas.  Está indicada para pacientes que apresentaram pouco desenvolvimento mamário, bem como para pacientes que passaram por gestações ou grandes variações de peso. Uma outra indicação importante é a reconstrução mamária, necessária após tratamentos de câncer de mama.

Consulta pré-operatória 

Na primeira consulta, devem ser avaliadas as queixas e as expectativas das pacientes, buscando entender se são compatíveis e alcançáveis. É necessário o exame clínico geral com pesquisa de doenças prévias, hábitos não saudáveis e história familiar. Em seguida, as mamas são examinadas, levando em consideração seu formato e volume. Examinamos ainda as dimensões e formato do tórax para melhor definição dos volumes de prótese que conseguirão manter uma boa proporcionalidade. 

Planejamento da cirurgia 

O volume das mamas é uma questão que preocupa muito as pacientes. Geralmente, elas vêm ao consultório desejando determinado tamanho porque foram aconselhadas por amigas ou porque encontraram relatos na internet. Contudo, o cirurgião plástico irá determinar o tamanho da prótese que trará melhores benefícios, levando em consideração os desejos da paciente e suas características físicas, para evitar desproporções.

Os implantes de silicone podem ser diferenciados quanto a cobertura, conteúdo e forma. Existem coberturas lisas, texturizadas e revestidas de poliuretano, sendo que as duas últimas são as mais utilizadas. Apesar de os implantes poderem ter o conteúdo de solução salina, tipo soro fisiológico, o mais usado e recomendável é o gel de silicone. Já a forma do implante a ser utilizado depende do formato mamário desejado pela paciente, sendo a forma redonda a mais usada. As vias de acesso são variadas, porém geralmente utilizamos a incisão no sulco da mama.

Procure auxílio do médico especializado para consulta. A colocação de prótese de silicone pode trazer excelentes resultados estéticos e melhora da autoestima.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Patrocínio.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp