prótese de silicone

Prótese de silicone: como é a recuperação e cuidados pós-operatórios?

O implante de prótese de silicone é um sonho para muitas mulheres. Sem dúvida, a realização deste procedimento deve ser encarada com seriedade, desde a escolha do cirurgião plástico até o pós-operatório.

Como qualquer procedimento cirúrgico, o implante de silicone apresenta riscos, principalmente quando o paciente não respeita as determinações médicas. Nesse sentido, preparei este artigo para orientar sobre os cuidados após a intervenção.

Como é a recuperação do implante de prótese de silicone?

O corpo de cada mulher é único e, portanto, não há como precisar o tempo exato de recuperação da cirurgia. De acordo com a forma como a maioria das pacientes evoluem no pós-operatório, estipulamos prazos para realização de cuidados e para retornos as atividades, que estão descritos mais abaixo. Porém, estes prazos podem variar em alguns casos, sendo importante sempre respeitar o que o cirurgião indicar para o seu caso.

Primeira semana

Vamos falar sobre o instante em que o paciente acorda da cirurgia. Neste momento é comum sentir dolorimento e uma tonteira típica da anestesia, semelhante a uma sensação de ressaca. Por isso, é importante contar com o acompanhamento de um familiar ou amigo durante a internação e para levá-lo para casa, após a alta hospitalar. Em geral, o paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia.

Nos primeiros 5-7 dias, a dor e o inchaço tendem a ser um pouco incômodos, por isso sempre prescrevemos analgésicos, orientamos compressas geladas, repouso e, muitas vezes, drenagem linfática. Apesar destes sintomas serem mais acentuados nestes dias, não são nada insuportáveis!

Segunda semana

Após a primeira semana do implante de prótese de silicone, é visível uma melhora significativa dos sintomas, principalmente do dolorimento. Nesta etapa, a paciente já se sente mais disposta. Em alguns casos, o retorno ao trabalho já é possível, desde que não exija esforço físico ou carregar peso.

Terceira e quarta semanas

Na terceira e quarta semanas, normalmente há uma regressão quase total do desconforto local. Ainda há um edema residual, mas pouca ou nenhuma dor, o que possibilita um retorno de forma gradativa a rotina habitual. Já é possível realizar atividades leves, mobilizar os braços e dirigir. Entretanto, vale ressaltar que estes prazos variam de acordo com a recuperação individual de cada paciente, sendo necessária liberação pelo cirurgião.

Reabilitação total da cirurgia de prótese de silicone

Normalmente cerca de dois meses após a mamoplastia de aumento, a paciente é liberada para realizar todas as atividades normais do dia a dia, inclusive exercícios físicos mais pesados. Claro que dependerá da evolução do processo de cicatrização e de resolução dos sintomas.

Os cuidados do paciente durante o pós-operatório é muito importante para que esse tempo de recuperação seja alcançado e não haja complicações. Algumas dessas ações tem relação com:

  • uso de sutiã cirúrgico no período determinado pelo médico (por pelo menos 1 mês);
  • cuidado com o esforço físico nas primeiras semanas após a cirurgia;
  • opção por alimentos saudáveis, evitando-se bebidas alcoólicas nas primeiras 2 semanas;
  • hidratação oral com água, sucos, isotônicos nas primeiras 2 semanas;
  • descanso na primeira semana;
  • disponibilidade de acompanhante para ajuda na realização de tarefas domésticas, preparação de alimentos e lavagem de cabelo;
  • realização de caminhadas leves, conforme indicação do médico, para evitar a retenção de líquidos;
  • realização de drenagem linfática para a absorção de líquido acumulado e inchaço;
  • evitar dirigir por duas semanas após a cirurgia, ou conforme a determinação do especialista.

Existem diversas outras determinações importantes a serem seguidas após o implante de prótese de silicone. Converse com o seu cirurgião plástico e tenha todas as informações necessárias sobre o processo de recuperação. Esteja preparado para o procedimento, tanto física quanto psicologicamente. Isso evita surpresas e complicações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Patrocínio.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp