mamoplastia

Cuidados no pré e pós operatório da mamoplastia

O número de mamoplastias vem crescendo nos últimos anos. A cirurgia plástica nos seios está entre as favoritas das mulheres em todo mundo.

Apesar da sua popularidade, é importante que a paciente entenda que o procedimento é uma cirurgia e, como tal, precisa de uma preparação antes e depois do procedimento. O pós-operatório, por exemplo, demanda um certo cuidado.

Além disso, a recuperação vai depender também do tipo de cirurgia realizada, porque cada técnica usada mexe de forma diferente com a estrutura do seio feminino.

Por isso, é importante saber o que fazer no pré e no pós-operatório se você vai se submeter a uma mamoplastia. Leia este artigo para saber mais!

Pré-operatório da mamoplastia

Antes de realizar a mamoplastia, além das consultas e dos exames para verificar as condições de saúde da paciente, há uma série de cuidados a tomar.

Confira quais são eles, abaixo.

Consultas e exames

As consultas realizadas antes da cirurgia plástica de mama visam a um esclarecimento da paciente em relação ao procedimento. Em conversa com o médico, é decidido o tipo de cirurgia e se haverá implante de prótese ou não.

Além disso, o médico passará uma bateria de exames para verificar as funções de saúde e se há riscos para a cirurgia.

Preparação para a cirurgia

Antes da internação para a cirurgia, o médico responsável indicará uma lista de coisas que a paciente terá de fazer antes de realizar o procedimento. São eles:

  • jejum total de, no mínimo, 8 horas;
  • não beber nos dias que antecedem a cirurgia;
  • evitar fumar no mínimo 2 semanas antes do procedimento;
  • não tomar ácido acetilsalicílico ou anti-inflamatório;
  • evitar pintar o cabelo nos dias anteriores à mamoplastia;
  • comprar um sutiã específico para o pós-operatório (o médico indicará qual é o ideal para o seu caso).

Pós-operatório da mamoplastia

No pós-operatório da mamoplastia, você precisará de apoio e um pouco de paciência. Nos primeiros dias, é orientado pouco movimento com os braços, entre outros cuidados importantes.

Ajuda de alguém

É possível que, nos primeiros dias, a paciente sinta-se um pouco tonta e precise do apoio de algum amigo ou familiar para comer ou se deslocar.

Não pegar peso

É contraindicado que a pessoa que acabou de fazer a mamoplastia pegue peso ou faça movimentos bruscos com os braços. Além disso, é preciso evitar levantar os braços acima da linha do ombro.

Dormir de barriga para cima

Dormir com a cabeceira da cama elevada, com dois travesseiros. Não dormir de barriga para baixo em hipótese alguma. Deite-se sempre de barriga virada para cima e não levante-se bruscamente.

Cuidado com os pontos e curativos

Os pontos são protegidos por curativos de micropore que poderão ser molhados durante o banho. Após o banho, é necessário secar os curativos. Não há necessidade de trocar esses curativos em casa.

Os pontos são retirados aos poucos no consultório do médico responsável. Nessas ocasiões, também são trocados os curativos.

Evitar exercícios e atividades que exijam esforço dos braços

Para que a cicatrização da pele e dos tecidos se dê da melhor forma possível é preciso que a paciente não sobrecarregue os braços e os seios.

Por isso, é recomendado usar roupas fáceis de vestir e fechar nas semanas seguintes à cirurgia. Não será possível fazer exercícios físicos por até dois meses do procedimento.

Além disso, só é recomendado voltar a dirigir após três semanas da cirurgia de mamoplastia. A exposição ao sol só será liberado após o sucesso da cicatrização.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Patrocínio.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp