plástica no nariz

Conheça os tipos de plástica no nariz

Jacques Joseph foi o primeiro grande divulgador da cirurgia plástica no nariz, ou rinoplastia, em todo o mundo. Contudo, para ele e seus companheiros, o procedimento significava diminuir o tamanho dessa estrutura. Eram tempos de início da cirurgia plástica e todos ainda estavam aprendendo. A partir de 1960, outras técnicas surgiram, como a modelagem e o uso de enxertos de cartilagem. 

Por fim, no final dos anos 90, um novo conceito de rinoplastia surgiu. Trata-se da rinoplastia estruturada, que integra abordagens das estruturas, do funcionamento e da estética nasal. A cirurgia passa a ser mais individualizada para cada tipo de face e para cada paciente. A máxima seria melhora estética mantendo-se boa funcionalidade.

Como é a consulta pré-operatória?

Cada dia mais, as pessoas buscam os consultórios dos médicos a fim de se parecerem com famosos ou levando outras referências. Cuidado! Só porque o nariz daquela celebridade parece perfeito não significa que ficará bom em todas as pessoas.

Na primeira consulta, o médico deve perguntar ao paciente quais são os pontos com defeito que o paciente vê em seu próprio nariz, por exemplo: “a ponta é para baixo, o nariz é muito grande, o dorso é alto”… Após isso, deve haver a avaliação de possíveis patologias, como pólipos, desvio de septo, dentre outros. Com esses dados, o médico pode indicar o melhor tipo de cirurgia e como os resultados ficarão de acordo com a biotipo do paciente. 

O que é endorrinoplastia? 

A endorrinoplastia é uma técnica em que o médico acessa as estruturas por meio da própria cavidade nasal. Com isso, a abordagem cirúrgica permite um acesso sem cicatrizes externas. É um método mais simples, indicado quando não há grande alterações da ponta e se deseja acesso ao dorso do nariz. É uma boa cirurgia se indicada corretamente.

No pós-cirúrgico, comumente, o paciente usa tampões por até 24 horas e, em alguns casos, gesso. Os pontos e curativos são retirados após sete dias e, depois disso, o paciente deverá avaliar periodicamente o progresso dos resultados cirúrgicos. 

O que é exorrinoplastia? 

A exorrinoplastia, ou cirurgia aberta do nariz, é feita a partir de incisões que permitem a visualização de todas as estruturas nasais, com uma ótima exposição da ponta do nariz. Consiste em uma cirurgia mais complexas, fato que torna a cicatrização e o pós-operatório um pouco mais demorados. Mesmo assim, ela traz grandes vantagens quando se necessita de maior estruturação 

Como decidir entre as técnicas?

Os fundamentos da rinoplastia passam pela construção de um nariz com um belo contorno e adequado às necessidades individuais. Para saber qual a melhor técnica para seu caso procure um médico especialista.  

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Patrocínio.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp