sculptra

O que é Sculptra?

Ele ajuda a atenuar flacidez, rugas e marcas de expressão, melhorando, e muito, o aspecto geral da pele. Estou falando do Sculptra, um procedimento que tem ganhado cada vez mais adeptos por aqui. O passo a passo é relativamente simples: o médico aplica ácido polilático debaixo da pele, fazendo com que a produção de colágeno seja estimulada e, assim, os desconfortos sejam combatidos logo nas primeiras sessões.

Você pode estar se perguntando se dói, e a resposta é “não”, pois a anestesia local faz com que os incômodos sejam discretos. O processo, portanto, é pouquíssimo invasivo, feito com agulha ou cânula e a aplicação dura cerca de 40 minutos. É comum que a região tratada fique levemente inchada e avermelhada, o que desaparece em alguns dias, paralelamente ao aumento de até 400% de colágeno.

Os resultados começam a aparecer com cerca de 1 mês e atingem o ápice em 6 meses, durando, em média, 2 anos. Esse prazo depende da resposta individual de cada paciente e de seu estilo de vida.

Quem pode fazer o Sculptra

Essa intervenção é indicada para pessoas que apresentam algum grau de flacidez na pele, seja em razão do processo natural de envelhecimento do organismo, ou seja, por exemplo, por causa de grandes emagrecimentos. Sabe a sensação de que a estrutura do rosto está “caindo”, como se estivesse envelhecido 10 anos em 1? O Sculptra é uma ótima opção neste caso.

Outros públicos que se beneficiam dessa técnica são atletas e pacientes HIV positivos que sofreram perda significativa de gordura, bem como tratamento de flacidez em outras áreas do corpo, como abdome, costas, bumbum, braços e coxas. É interessante pontuar: esse processo não é recomendado para melhorar a área ao redor dos olhos, dos lábios e a testa.

Tem reação adversa?

O ácido polilático é absorvível, ou seja, ele é processado pelo corpo, e o risco de reações severas a ele é muito baixo. Em algumas situações, a depender da sensibilidade do indivíduo, a região pode ficar levemente inchada e apresentar algumas equimoses (arroxeamento), mas que somem em poucos dias.

Uma das recomendações importantes para o paciente seguir na recuperação é a massagem da área, para garantir distribuição uniforme do produto e para se evitar formação de nódulos abaixo da pele. O médico orientará você sobre quantas vezes, o intervalo e a duração desse passo: via de regra, o ideal é fazê-lo 4 vezes ao dia, durante 3 minutos, por 5 dias seguidos.

É a mesma coisa que aplicar toxina botulínica e fazer preenchimento com ácido hialurônico?

Essa é uma dúvida muito comum. Bem, são opções diferentes que podem agir de forma complementar. O Sculptra visa tratar a flacidez de pele principalmente, mas acaba repondo um pouco de volume também. Ao final do tratamento, pode ser utilizado o ácido hialurônico para retoques finais de rugas e reposição de volume e contornos, bem como a toxina botulínica para atenuar outras marcas de expressão.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Patrocínio.

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp