lipoaspiração

Os cuidados pré-operatórios da lipoaspiração

A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais comuns no Brasil. Trata-se de um procedimento que tem como objetivo retirar o excesso de gordura de uma determinada região do corpo. Embora seja uma intervenção estética, esta é uma operação como outra qualquer e, por isso, demanda cuidados.

Em seguida, você vai conhecer todos os cuidados necessários antes de se submeter a este procedimento. Confira!

Como escolher o cirurgião plástico?

Ao decidir fazer uma cirurgia, o paciente deverá seguir as orientações e recomendações médicas. O primeiro passo, então, é escolher um médico e esclarecer todas as dúvidas com o profissional.

Este momento é extremamente importante porque é a chance para o paciente alinhar suas expectativas e possibilidades da operação. Ou seja: é fundamental que se compreenda quais são os resultados viáveis da cirurgia para que as expectativas sejam realistas e respeitem a anatomia do indivíduo.

Como é o preparo para a lipoaspiração?

Com todas as dúvidas devidamente esclarecidas, chegou a hora de marcar o procedimento. Além do exame clínico, o cirurgião provavelmente vai complementar a análise da saúde do paciente com outras avaliações laboratoriais. Esta etapa é fundamental para garantir que a pessoa está em condições de passar por uma operação.

Dias antes, já são necessários alguns cuidados. Seu médico pode solicitar a interrupção do uso de alguns medicamentos, tais como anticoagulantes ou anticoncepcionais. Respeite a recomendação e informe os remédios de uso frequente que você faz.

Cigarro e bebida alcoólica devem ser evitados por cerca de duas semanas antes da data da cirurgia. O cigarro, especialmente, aumenta o risco de trombose e prejudica a circulação, podendo ocasionar complicações no pós-cirúrgico.

Faça todos os exames solicitados e não se esqueça de levá-los no dia marcado do seu procedimento. Eles podem ser necessários para a equipe médica.

Por fim, mantenha a tranquilidade e confie no seu cirurgião. A essa altura, ele já terá te mostrado o passo a passo da operação.

Seguir o que diz o seu médico é a melhor forma de passar por essas etapas com segurança. O mesmo se aplica aos cuidados que devem ser tomados depois do procedimento. É o profissional que dirá como proceder com os curativos, como acompanhar a cicatrização, quais atividades podem ser executadas e o que deve ser evitado. Nunca desconsidere o que o médico falar: quanto mais seguir à risca as prescrições, mais rápida será a recuperação e você poderá retomar sua rotina normalmente.

Como citamos inicialmente, a lipoaspiração é um procedimento estético muito comum no país, mas deve ser feito com um especialista que domine o assunto e deixe o paciente seguro sobre o que fará. Além disso, deve ser encarada como uma operação como outra qualquer e todas as indicações feitas para ter uma recuperação plena devem ser respeitadas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Patrocínio.





O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp