cirurgia plástica no nariz

Cirurgia plástica no nariz: recuperação e pós-operatório

Queixas sobre o nariz são comuns no consultório do cirurgião plástico. Defeitos como “nariz de batata”, ponta caída, septo torto, dentre outros, podem causar constrangimento e até mesmo desconforto respiratório. Por isso, a cirurgia plástica no nariz, possibilita melhora da função e estética, devolvendo auto-estima e qualidade de vida.

Questões importantes do pré-operatório

As consultas que antecedem a cirurgia são muito importantes. Nelas, o paciente deve esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento em si e o pós-operatório. Deve haver harmonia entre as expectativas e os possíveis resultados alcançados após a operação. Ademais, o cirurgião avalia o histórico e condições atuais do paciente bem como medicações em uso. Pacientes fumantes devem suspender o tabagismo por ao menos 1 mês. As orientações quanto a jejum, uso de medicações e outros cuidados pré-operatórios são reforçados na véspera da cirurgia.

 

Recuperação e pós-operatório da cirurgia plástica no nariz

Logo ao término da cirurgia o paciente perceberá algum grau de obstrução nasal, provocada pelo inchaço e por curativos internos (tampão). Estes são retirados nas primeiras 24 a 48 horas, porém, a sensação de obstrução se mantém por alguns dias devido ao edema. Em se tratando de dor, ela tende a ser leve mesmo no primeiro dia, melhorando progressivamente com o decorrer do tempo.

É recomendável permanecer alguns dias em casa, evitando-se exposição solar. Não se preocupe, você será bem orientado quanto ao cuidado dos curativos. Caso haja algum sintoma diferente do habitual, ligue para seu médico. Após cerca de 1 semana de repouso, o paciente deve retornar à consulta a fim de que os pontos sejam retirados e haja a avaliação do resultado cirúrgico inicial. 

O nariz desincha de forma lenta e gradual, sendo a ponta nasal a região que mais demora a perder todo o edema. Normalmente com cerca de 3 meses de cirurgia, já se consegue ter uma noção do resultado, entretanto, somente após 1 ano o nariz estará praticamente livre de inchaço e terá atingido o resultado final.

 

Decidindo operar

Antes de realizar plástica no nariz, busque por um médico especialista, cirurgião plástico, que lhe transmita confiança. A rinoplastia é uma cirurgia complexa que, quando realizada por profissional treinado e com experiência, possibilita um grande ganho estético e funcional.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Patrocínio.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp