blefaroplastia

Blefaroplastia: o que é?

Blefaroplastia é um nome aparentemente difícil, mas usado para tratar de um procedimento estético simples. Trata-se de uma cirurgia para remoção do excesso de pele na região das pálpebras, uma intervenção que tem sido cada vez mais procurada nos consultórios médicos, mas sobre a qual é comum haver muitas dúvidas.

Para tirar suas dúvidas sobre o procedimento, continue a leitura!

Para quem a cirurgia é indicada?

A operação trata a flacidez de pele na região das pálpebras, bem como o excesso de bolsas gordurosas, que são agravados com o passar dos anos. Em geral, o aspecto da pálpebra superior costuma incomodar o paciente mais rápido porque a flacidez de pele da região tende a dar uma sensação de peso aos olhos. No entanto, a região inferior também é comumente tratada no mesmo procedimento.

Preparo e passo a passo da blefaroplastia

A cirurgia dura em torno de uma hora e meia a duas horas e é feita com sedativo e aplicação de anestesia local, em ambiente hospitalar. O paciente pode ser liberado no mesmo dia para voltar para casa e deverá tomar alguns cuidados simples para proteger o local da incisão e os olhos.

Durante o procedimento, o médico retira a pele em excesso e as bolsas protuberantes, amenizando a aparência cansada. Cabe ressaltar que, em momento algum, o cirurgião aborda o olho do paciente.

Resultados e pós-cirurgia

A cicatriz da operação geralmente é muito discreta – não é aparente com os olhos abertos no caso da pálpebra superior e é quase imperceptível na pálpebra inferior por estar bem rente aos cílios. As equimoses (“roxinhos”) tendem a sumir em cerca de 15 dias. Neste período, também há uma boa redução do inchaço, mas este só desaparece completamente após ao menos 3 meses.

O mais importante é que o paciente siga os cuidados recomendados pelo médico nos dias que se seguirem para que a recuperação ocorra de forma tranquila e sem intercorrências.

Quando fazer o procedimento?

Não existe hora certa para decidir fazer a operação: o momento indicado é aquele em que a pessoa se sente incomodada pelo excesso de pele e/ou de bolsas. No entanto, encontrar um médico de confiança e se preparar adequadamente é fundamental para que tudo saia conforme o esperado.

A blefaroplastia é um procedimento cada vez mais comum entre homens e mulheres e tem como objetivo dar mais qualidade de vida e bem-estar. A intenção é dar um ar menos cansado e mais jovem ao rosto, de forma mais natural possível.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Patrocínio.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp